[Primeira Impressões] AquaRio 🐠🐚🐙

AquaRio0
Para maiores informações, acesse: https://www.aquariomarinhodorio.com.br/

Localizado na Praça Muhammad Ali, próximo ao Museu do Amanhã e ao Museu de Arte do Rio, na zona portuária do Rio de Janeiro, o AquaRio – Porto Maravilha foi mais uma das idealizações do governo do ex-prefeito da cidade, Eduardo Paes. Bem, não entrarei aqui no mérito da nossa prefeitura para não causar polêmica ou afins (haja vista o período tenso que estamos vivendo em nossa política), mas sim contarei um pouco da minha experiência visitando o local pela primeira vez.

Logo que entramos no espaço destinado à visitação, nos deparamos com pequenos aquários de parede (desses parecidos com TVs de plasma) com peixes de várias espécies e bem pequenos em sua grande maioria. E acima de cada um desses aquários, há uma tela de TV mostrando nome, foto e um pouco sobre a espécie que se encontra no aquário. A ideia dessas telas é até interessante, já que o espaço em si é bem escuro, contendo luz apenas dentro dos aquários, só que as informações sobre cada peixe, molusco, crustáceo, entre outros, muda muito rápido, o que dificulta a leitura e consequentemente aprendizado do visitante, que acaba assim optando por apenas observar os aquários – sem falar que em algumas telas existiam informações sobre peixes que não estavam no aquário a que se referiam, o que ficou ainda mais confuso.

 

(O aquário onde fica o famoso Peixe-Palhaço, nosso eterno Nemo, e um aquário com arrais e um “mini-tubarão” que eu não lembro exatamente o nome)

Existe também uma área onde um instrutor do AquaRio mostra digitalmente como são algumas espécies marinhas por fora e por dentro, contando como funciona seu esqueleto e órgãos internos para sua sobrevivência. Esta foi, a meu ver, uma das partes mais interessantes do “museu”, já que eu AMO aprender mais sobre qualquer coisa *-*

Outra área disponível para visitação é o tanque onde é possível tocar algumas espécies vivas, e pelo que parece, não prejudica os bichinhos, já que eles só permitem que os visitantes os toquem com um dedo e apenas numa pequena região delimitada, e isso após lavarmos bem as mãos; fora que esse tanque só funciona de segunda a sexta, permitindo assim que os animais descansem aos finais de semana.

Agora, a parte mais bonita de todas – e a mais esperada, eu imagino -, é o túnel.
AquaRio1

(minha tia e minha avó a caminho do túnel)

Sabe aqueles túneis que te fazem se sentir no fundo do mar? Pois é exatamente este tipo de túnel que está lá. Nele encontramos espécies maiores do que as dos aquários, e a coisa mais linda de se ver. As crianças que estavam visitando o AquaRio ficaram encantadas, e mesmo nós, adultos, não deixamos de nos encantar por toda aquela beleza.

AquaRio2

(eu e minha avó dentro do túnel – é a coisa mais linda do mundo!)

Depois desse túnel, encerrando assim a visitação do AquaRio, há um pequeno museu com conchas dos mais variados lugares, todas de uma beleza singular. Pena que meu celular já estava descarregando e eu acabei não podendo tirar fotos de lá, mas prometo que se um dia eu voltar, mostrarei as fotos a vocês 😉

A meu ver, o AquaRio ainda precisa melhorar bastante – especialmente no que diz respeito ao acesso de informações -, e o preço também não ajuda (eu só fui graças à minha tia, que pagou meia entrada e tem direito a um acompanhante), mas ele é de fato um grande avanço na questão cultural da cidade do Rio de Janeiro. Uma oportunidade bem bacana de conhecer e aprender mais sobre vida marinha, dando assim o devido respeito que estes seres tão enigmáticos quanto belos merecem.

Anúncios

12 comentários sobre “[Primeira Impressões] AquaRio 🐠🐚🐙

  1. Lunna Guedes disse:

    Eu não sou muito fã de aquários, na cidade onde eu nasci, tem um. Detalhe: é o maior da Europa! É gigante… com 70 tanques e um sem-fim de espécies, das mais estranhas. Mas só fui até lá por causa das excursões escolares e já faz tempo. Adulta, nunca mais voltei.

    Me lembro que passamos pelo túnel e foi sensacional se sentir no fundo do mar. Ah, o nosso aquário fica no porto, então, a sensação é muito real, mesmo. E no final, do lado de fora, depois de curtir os golfinhos, fomos para um navio pirata.

    É uma pena que esse do Rio ainda precise ser melhor, mas essas construções feitas as pressas para eleições e eventos é realmente complicado, mas não vamos falar de política. rs

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Belle disse:

      Super te entendo. Falei desse Aquário daqui do Rio pra um amigo que não curte muito esse tipo de exposição dos animais e ele falou que não iria por não gostar de aquários e tals.

      Esse aquário da sua cidade deve ser um espetáculo! Já fiquei com vontade de conhecer (desculpe perguntar, mas qual é a cidade?)

      Pois é, uma pena mesmo. Nossa esperança aqui no Rio é que as coisas melhorem, e com elas, esses pontos turísticos e culturais. O jeito agora é ficar na torcida por dias melhores.

      Beijinhos e obrigada pela visita ❤

      Curtir

    • Belle disse:

      Sim, o preço assusta e afasta muita gente. Eu mesma só fui graças às condições que citei no post.
      Mas gente, absurdo mesmo não ter meia entrada. Não tem lei que aprova esse direito não? (pelo menos aqui no Rio é lei pra estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais e professores da rede municipal, além de outras condições especiais e específicas para determinados locais).

      Abraços e obrigada pela visita ❤

      Curtir

  2. Patricia Monteiro disse:

    Acredita que moro no Rio e ainda não visitei o Aquario? Quero ir assim que tiver oportunidade, essa parte do túnel é realmente muito bonita! Pena que ainda há muito a ser melhorado, toŕço para que as autoridades revejam os detalhes que precisam de maior atenção.

    Curtido por 1 pessoa

    • Belle disse:

      Pior que acredito. A gente acaba não indo nos pontos turísticos próximos da gente por n motivos :/ Mas enfim, espero que você possa visita-lo algum dia *-* E que as coisas melhorem aqui pra nós também ❤

      Beijinhos e obrigada pelo comentário

      Curtir

  3. Juliana Sales disse:

    Eu nunca tinha ouvido falar desse lugar e apesar dos problemas que você mencionou parece ser um lugar bem legal. Principalmente o túnel, deve ser uma experiência incrível. O que eu fico com o pé atrás sempre é essa coisa de tocar nos animais. Mesmo que existam várias regras e cuidados, como você explicou, acho que é algo que causa um estresse desnecessários aos animais.

    Curtido por 1 pessoa

    • Belle disse:

      Pois é, é bem bacana apesar dos pesares.
      Ah, eu nem me atrevo a tocar. Por medo de machucar e/ou estressar os bichinhos e também porque me dá nervoso ^^’

      Abraços e obrigada pela visita e pelo comentário ❤

      Curtir

  4. Retipatia disse:

    Oi Isabelle!
    Você acaba de adicionar um local pra eu visitar na minha próxima ida ao Rio! No ano passado fui a cidade, mas não consegui visitar quase nada. Preciso me preparar para o ano que vem, quero ir à bienal e seria uma boa visitar o aquário também!
    Que lugar lindo, nossa, encantada, fora que a sensação de proximidade e a vista no túnel devem ser indescritíveis! ❤ Amei muito o post!
    xoxo

    Curtido por 1 pessoa

    • Belle disse:

      Hehehe, que bom que te deu vontade de visitar o AquaRio. Vale a pena, apesar do preço salgado, se você curte o mundo marinho *-*
      E será uma boa mesmo você aproveitar para visitar outros lugares já que estará por aqui. Pelo centro então, tem muito museu e centro cultural que você pode dar uma passada quando for ao AquaRio mesmo (super recomendo o CCBB, o Museu do Amanhã e a Caixa Cultural).
      Beijinhos e obrigada pela visita 💜

      Curtir

    • Belle disse:

      Ah, esses passeio tem que ser obrigatórios mesmo. Porém tinha que ser obrigatório também o preço mais em conta e dentro da nossa realidade, né?!
      Beijinhos e obrigada pela visita ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s